Ciúme na Relação do Casal
Ciúme é o cuidado com o ser amado. Um sentimento positivo para qualquer relacionamento. Entretanto, torna-se um problema quando a intensidade do zelo passa a sufocar e impedir uma relação saudável com o outro.
Os transtornos de identidade sexual ou transtornos de identidade de gênero se caracterizam pelo desejo irreversível de viver e ser aceito como pertencente ao sexo oposto, acompanhado por sentimento persistente de grande incomodo e inadequação em relação ao próprio sexo anatômico. Esta condição causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social ou ocupacional ou em outras áreas importantes da vida do individuo. Os indivíduos com esse quadro apresentam disforia de gênero, ou seja, o sentimento de profundo desconforto com o sexo designado, a genitália e caracteres sexuais secundários, e também com o papel de gênero atribuído pela sociedade para esse sexo. (Abdo, 2010)
A psicoterapia é parte essencial do tratamento dos transtornos de identidade sexual, acompanhando o paciente desde a definição diagnóstica, à terapia hormonal , androgênica, estrogênica, antiestrogênica e antiandrogênica, à cirurgia e ao pós operatório de redesignação sexual, quando for o caso de transexualismo. (Abdo, 2010), (Lawrence, 2006).
Desde 1997 a redesignação sexual foi autorizada no Brasil pelo Conselho Federal de Medicina, em hospitais públicos, a resolução nº 1.652/2002 revogou a anterior, autorizando também os hospitais privados a proceder as cirúrgicas de mudança de sexo. Mantendo a pesquisa reservada aos hospitais universitários e/ou públicos.
O tratamento do transexual envolve equipe multidisciplinar, psiquiatra, psicólogo, endocrinologista, urologista, cirurgião plástico, assistente social, para um correto diagnóstico e apoio pós-cirúrgico, a curto médio e longo prazos. Para a cirurgia os pacientes devem ter 21 anos de idade e pelo menos dois anos de psicoterapia, devem ser observados sistematicamente o laudo psiquiátrico, garantindo o diagnóstico de transexualismo e os procedimentos prévios são indispensáveis, uma vez que a cirurgia é irreversível. (Abdo, 2010), (Lawrence, 2006), (Oliveira et al, 2007).
Organização Mundial da Saúde (OMS). Classificação de transtornos mentais e de comportamento da CID-10. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
American Psychiatric Association. Diagnostic And Statistical Manual Of Mental Disorders. DSM-5.
Abdo, Carmita. Sexualidade humana e seus transtornos / Carmita Abdo, 3ª ed. Atualizada e ampliada – São Paulo: leitura Médica, 2010.
Conselho Federal de Medina, resolução 1.482/97. Diário Oficial da União, 1997; 19 set.
Saadeh. Alexandre. Parafilias, perversões sexuais ou transtornos de preferência sexual. Saúde Total, 2010. https://www.saudetotal.com.br/artigos/sexo/pfilia.asp
Saadeh, Alexandre, e Abdo, Carmita. Transtorno de identidade sexual: um estudo psicopatológico de transexualismo masculino e feminino. Tese de doutorado, 2004.
Lawrence, Anne A. Paralelos clínicos e teóricos entre o desejo de amputação do membro e Transtorno de Identidade de Gênero. Archives of Sexual Behavior junho 2006, Volume 35, Issue 3, pp 263-278, 2006
Oliveira Junior, Waldemar Mendes. Comportamentos sexuais não convencionais e correlações com parâmetros de saúde física, mental e sexual em amostra de 7022 homens e mulheres em cinco regiões brasileiras. Dissertação de mestrado, 2007.
Para agendar uma sessão com a psicóloga Madalena Borges,
entre em contato com a Clínica Socorro Psíquico
WhatsApp (11) 98342 6822
Gostou? Curta e Compartilhe com seus amigos:
Ciúme é o cuidado com o ser amado. Um sentimento positivo para qualquer relacionamento. Entretanto, torna-se um problema quando a intensidade do zelo passa a sufocar e impedir uma relação saudável com o outro.
Você já ouviu falar em intimidade, você tem intimidade com o seu parceiro(a) conseguem se entender pelo olhar ou pelos gestos um do outro?
Uma das lições mais importantes que as pessoas precisam aprender é que seus sentimentos são sempre sobre elas mesmas, são revelações de suas necessidades de, por exemplo: serem amadas, afirmadas, sustentadas, acolhidas, ouvidas ou elogiadas.