Ciúme na Relação do Casal
Ciúme é o cuidado com o ser amado. Um sentimento positivo para qualquer relacionamento. Entretanto, torna-se um problema quando a intensidade do zelo passa a sufocar e impedir uma relação saudável com o outro.
Vários são os motivos que podem levar uma pessoa a se tornar um dependente químico: Falta de amor próprio, timidez, reprodução de comportamentos de outros familiares, solidão, depressão, etc.
Dependência química (álcool, tabaco, cocaína, crack, heroína, etc.) é uma doença como qualquer outra. Não tem cura, mas tem o controle como no caso da diabetes, que a pessoa tomando os devidos cuidados mantém a doença sob controle.
Segundo “Ronaldo Laranjeiras, Luan Gama e outros autores”, alguns sintomas são observados no dependente, como por exemplo:
O dependente químico não poderá fazer uso da substância de forma controlada. A Psicoterapia, bem como os grupos de autoajuda e até mesmo o apego religioso podem ser ferramentas de apoio, para o controle sob o forte desejo do uso.
Através da Psicoterapia o usuário vai entender as expectativas pessoais sobre o consumo da(s) substância(s), fortalecer sua decisão pela superação do vício, pela mudança de hábitos, deixando os comportamentos autodestrutivos fora de sua vida, resgatando a autoestima.
Gostou? Curta e Compartilhe com seus amigos:
Pós-Graduação em Saúde Mental para Equipes Multiprofissionais – UNIP e Especialização “Detecção do Uso abusivo e Dependência de Substâncias Psicoativas – Unifesp - vanderli.ribeiro@terra.com.br
Ciúme é o cuidado com o ser amado. Um sentimento positivo para qualquer relacionamento. Entretanto, torna-se um problema quando a intensidade do zelo passa a sufocar e impedir uma relação saudável com o outro.
Você já ouviu falar em intimidade, você tem intimidade com o seu parceiro(a) conseguem se entender pelo olhar ou pelos gestos um do outro?
Uma das lições mais importantes que as pessoas precisam aprender é que seus sentimentos são sempre sobre elas mesmas, são revelações de suas necessidades de, por exemplo: serem amadas, afirmadas, sustentadas, acolhidas, ouvidas ou elogiadas.