Ciúme na Relação do Casal
Ciúme é o cuidado com o ser amado. Um sentimento positivo para qualquer relacionamento. Entretanto, torna-se um problema quando a intensidade do zelo passa a sufocar e impedir uma relação saudável com o outro.
Toda alteração no sistema familiar desencadeia mudanças. Numa separação a família passa a ter um único progenitor e esse progenitor tem que criar novas maneiras de satisfazer as necessidades emocionais e financeiras de seus filhos. As separações podem ser sentidas pelos filhos como um alivio ou como uma perda. Se os pais viviam em constantes conflitos a separação pode ser vista como uma boa alternativa, uma vez que separados o conflito deixa de existir dentro de casa, trazendo novas possibilidades para todos. Como sabemos toda a separação é uma ruptura maior no sistema familiar a qual resulta numa serie de mudanças na estrutura familiar básica e em todos os seus relacionamentos.
Dependendo da situação financeira do casal, a separação pode trazer um empobrecimento para essas famílias, e a vida pode se tornar mais difícil para todos inclusive os filhos. Algumas famílias podem passar a ter uma nova configuração no seu sistema familiar, muitas vezes o (a) filho (a) mais velho (a) assume junto com a mãe ou o pai o comando da casa, fazendo com que esses filhos assumam responsabilidades de forma prematura, trazendo um comprometimento em seu desenvolvimento social, educacional e emocional. Algumas mães solteiras, especialmente as muito jovens, vão morar com os pais, deixando que eles suplementem o seu funcionamento. Por outro lado, muitas rompem com a família ampliada para proteger-se de críticas, estreitando as fronteiras num sistema já estressado, e aumentando a intensidade de seu isolamento e de seus filhos, o que vem a ser altamente prejudicial para o desenvolvimento dos filhos.
Vários estudos sobre o ajustamento dos filhos encontram uma forte correlação entre ajustamento insuficiente dos filhos e o conflito entre os pais, independente do status conjugal. Os resultados de muitos estudos diferentes indicam que o relacionamento pós-divórcio entre os pais é o fator crítico no funcionamento da família. Embora um fator importante no ajustamento dos filhos após a separação seja o contato continuado, qualitativo, com ambos os pais, o nível de conflito entre os pais pode ser mais central no ajustamento dos filhos do que a ausência paterna ou o próprio divórcio. Por isto, é importante que os pais estejam cientes de que, devem resolver as coisas entre eles, sempre que possível, sem envolvimento dos filhos. É recomendável um processo terapêutico para ajudar na elaboração dos sentimentos de raiva e frustração, que possam permanecer entre os ex-cônjuges.
Betty Carter, Monica McGoldrick & Colaboradores. As Mudanças no Ciclo de Vida Familiar. 2. Ed. – Porto Alegre : Artmed, 1995.
Gostou? Curta e Compartilhe com seus amigos:
Ciúme é o cuidado com o ser amado. Um sentimento positivo para qualquer relacionamento. Entretanto, torna-se um problema quando a intensidade do zelo passa a sufocar e impedir uma relação saudável com o outro.
Você já ouviu falar em intimidade, você tem intimidade com o seu parceiro(a) conseguem se entender pelo olhar ou pelos gestos um do outro?
Uma das lições mais importantes que as pessoas precisam aprender é que seus sentimentos são sempre sobre elas mesmas, são revelações de suas necessidades de, por exemplo: serem amadas, afirmadas, sustentadas, acolhidas, ouvidas ou elogiadas.