Terapia Cognitivo-Comportamental

Terapia Cognitivo-Comportamental

A terapia cognitivo comportamental, conhecida também como (TC/ TCC), é uma linha de psicoterapia que tem seu foco nos pensamentos, emoções e comportamentos. Na TCC, aprende-se a conhecer os pensamentos automáticos disfuncionais. Estes pensamentos são os responsáveis por provocar emoções negativas de pessimismo, ansiedade e raiva exagerada. São automáticos pois não se “para” para pensar e disfuncionais pois trazem prejuízos para os pacientes e suas relações.

O que é a Terapia Cognitivo-Comportamental

A Terapia cognitivo-comportamental – TCC é um sistema proposto e desenvolvido pelo Dr. Aaron Beck e seus colaboradores, buscando uma forma mais rápida e construtivista de resolver os diferentes tipos de depressão e outros transtornos psíquicos e emocionas. E uma forma de psicoterapia baseada no conhecimento empírico da psicologia. Ela abrange métodos específicos que, com base em comprovado conhecimento a cerca dos diferentes transtornos e em conhecimento psicológico a respeito da maneira como seres humanos modificam seus pensamentos, emoções e comportamentos têm por fim uma melhora sistemática dos problemas tratados.

Objetivos da Terapia Cognitivo-Comportamental

A técnica utilizada persegue objetivos concretos e operacionalizados claramente definidos e observáveis nos diferentes níveis do comportamento e da experiência pessoal, a terapia e guiada pelo diagnóstico específico do transtorno mental como pela análise do problema individual.

Análise dos Fatores de Vulnerabilidade

Nesse contexto representa um papel importante uma análise aprofundada dos fatores de vulnerabilidade (predisposições), dos fatores desencadeadores e mantenedores do problema. A combinação dessas duas vias permite atingir um relativo equilíbrio entre o método padronizado (determinado pelo diagnóstico) e as características individuais do paciente que determinam a análise do problema. A terapia cognitivo-comportamental possui tanto técnicas da terapia cognitiva como da terapia comportamental, tendo demonstrado ser uma das técnicas mais eficazes no tratamento de vários transtornos.

A Terapia Cognitivo-Comportamental reflete aspectos interessantes em sua prática. Baseia-se na noção de esquemas, construídos ao longo do desenvolvimento do individuo, cujo conjunto resume as percepções pelo indivíduo do real com base em suas experiências históricas relevantes. Esquemas são definidos como superestruturas cognitivas que, em uma relação circular, organizam as experiências do real e são atualizados por elas, ao mesmo tempo em que guiam o foco de nossa atenção. TCC adota uma abordagem estruturada, mas apoia-se em uma relação colaborativa entre o terapeuta e o paciente, na qual ambos têm um papel ativo através do processo psicoterápico.

Objetiva não apenas a resolução dos problemas imediatos do paciente, mas através da reestruturação cognitiva, busca dotá-lo de um novo conjunto de técnicas e estratégias cognitivas para, a partir daí, processar e responder ao real de forma funcional, sendo o funcional definido como formas que concorrem para a realização de suas metas.

Alguns Problemas que Tratamos com Terapia Cognitivo-Comportamental

SÍNDROME DO PÂNICO

  • Caracteriza se pelo medo, a pessoa passa a sentir calafrios, tremores e uma forte sudorese e quando questionada do que está sentindo normalmente a pessoa revela que sente muito medo, mas não sabe de que.

TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO

  • A pessoa passa a ter comportamento repetitivo sempre que um fato específico acontece Exemplo: toda vez que eu comprimento alguém, lavo as mãos repetitivamente.

PSICOTERAPIA NO COMBATE AS DROGAS

  • Como lidar com abstinência
  • O que leva as drogas
  • Histórico de vida e familiar

DEPRESSÃO

Distúrbio afetivo que acomete pessoas em várias fases da vida. A psicoterapia atua nos sintomas como tristeza, baixa autoestima. Pessimismo, desejo de morrer e mistura no sistema de crenças.
Sintomas:

  • Desanimo
  • Cansaço
  • Incapacidade de sentir alegria
  • Não sente prazer em fazer atividades
  • Desinteresse, falta de motivação Indecisão
  • Medo
  • Insegurança
  • Vazio

DISTÚRBIO DE APRENDIZAGEM

  • E um transtorno neuro-biológico de causas genéticas que aparecem na infância e frequentemente acompanha o individuo por toda sua vida. Caracteriza-se por sintoma de desatenção inquietude e impulsividade.

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

  • Voltada para indivíduos que tem dúvidas sobre carreira ou que curso universitário seguir.
  • Consiste em seção de psicoterapia aliada a aplicação de testes vocacionais.

Eficácia da Terapia Cognitiva-Comportamental

Estudos científicos feitos por Aaron Beck, um dos fundadores da terapia cognitiva e vários de seus alunos, demonstram a eficácia a longo prazo da terapia cognitiva para depressão, transtorno de ansiedade generalizada – TGA, Transtorno do pânico, Fobia social, Transtorno obsessivo compulsivo – TOC e Transtornos internalizados na infância. Nos casos de depressão e pânico os resultados foram especialmente promissores e mais duradouros.

A TCC também se provou eficaz no tratamento de Transtorno bipolar e Transtorno do desenvolvimento de aprendizagem e Hiperatividade – TDAH, aliados a medicação, Anorexia nervosa, Transtorno dismórfico corporal, Colecionismo, Transtorno de estresse pós-traumático – TEPT em crianças que sofreram abuso.

Perguntas Frequentes

Conheça algumas perguntas frequentes feitas por nossos clientes.

A vida é dinâmica e em função desse dinamismo as mudanças ocorrem com muita rapidez na vida das pessoas.

Situações que costumam trazer dificuldades para a vida do casal:

1. Nascimento do primeiro filho, costuma trazer uma mudança grande na dinâmica do casal
2. Perda de emprego, pode trazer dificuldades financeiras e/ou sobrecarga para um dos membros do casal
3. Perdas financeiras, falências costumam ser traumáticas se não forem adequadamente compreendidas e assimiladas
4. Mortes repentinas e ou violentas, nestes casos podem ocorrer traumas trazendo um prejuízo para a vida dos que ficam.
5. Doenças, quando significativas e longas podem trazer um desgaste para a relação.
6. Entre outros……

Todas as pessoas passam por períodos de stress, tristeza, perdas, conflitos e indecisões, mas existem momentos que essas situações ficam mais difíceis de administrar, então este pode ser o momento de procurar os serviços de um psicólogo clínico.

1. Quando o estresse ganha uma proporção levando o individuo a se sentir impotente;
2. Quando as emoções ficam fora de controle;
3. Quando a ansiedade assume controle do individuo;
4. Ideias recorrentes que geram sofrimento psíquico;
5. Medos desproporcionais as situações geradoras;
6. Desanimo constante e frequente;
7. Faz uso constante de medicamentos para aguentar o dia a dia;
8. Tem dores constantes em várias partes do corpo.

I am item content. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

I am item content. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

I am item content. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Marque uma consulta agora. Telefone: 11 9.8164.2338

Somos um Grupo de Psicólogos com larga experiência. Venha nos conhecer.

Se preferir, pode marcar a consulta por e-mail. Responderemos o mais breve possível.